Jovens do Programa Amapá Jovem tem vale-transporte garantido
- 15/02/2022
Cerca de 10,7 mil jovens serão atendidos nos municípios de Macapá e Santana. Investimento do Estado soma R$ 5 milhões.
A principal política pública do Governo do Estado para a juventude segue sendo fortalecida e ampliada. Nesta terça-feira, 15, o governador do Amapá, Waldez Góes, assinou o decreto que altera a regulamentação do Programa Amapá Jovem e garante o vale-transporte aos participantes.
Serão cerca 10,7 mil participantes atendidos nos municípios de Macapá e Santana, inicialmente, e os recursos para o novo benefício associado ao Programa, somam R$ 5 milhões do Tesouro Estadual, que irá contribuir para a permanência dos jovens em situação de vulnerabilidade nas atividades e capacitações.
O governador Waldez destacou, na solenidade de assinatura do decreto, as vitórias que a juventude amapaense acumula à medida que o Amapá Jovem é, igualmente, fortalecido e ampliado.
“O Amapá Jovem havia sido desmontado quando assumimos a gestão, em 2015. Retomamos o Amapá Jovem já em 2017, após uma reformulação para torná-lo ainda mais inclusivo. São mais de 20 mil jovens, entre bolsistas e monitores, atendidos por uma política pública que leva perspectiva, capacitação e inclusão para a juventude amapaense [...] Hoje, o Amapá Jovem possui credibilidade diante de importantes parceiros, do setor público, da iniciativa privada e de toda a sociedade”, frisou Góes.
O secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, reforçou a importância do Amapá Jovem para a formação social da população jovem, em diferentes aspectos.
“O Governo segue investindo e acreditando na juventude do nosso estado, garantindo oportunidades, inclusão e incentivos para que cada um deles possa não apenas sonhar, mas realizar as melhores condições de vida, de trabalho e de convivência em sociedade e de independência que almejam”, disse o gestor.
Mobilidade para quem mais precisa
O vale-transporte associado ao Amapá Jovem é um importante benefício e tem fundamental importância, especialmente para os moradores de regiões mais distantes dos centros urbanos, que dependem do transporte público para percorrer grandes distâncias para as atividades em pólo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É um custo que ainda pesa no bolso de muitas pessoas, segundo a coordenadora do Amapá Jovem na Ilha de Santana, Thaynara Macêdo.
“O Amapá Jovem já está plenamente instalado em muitas localidades distantes, como Bailique e Pacuí [em Macapá], Maracá [em Mazagão] e, como no meu caso, na Ilha de Santana, onde atende cerca de 600 jovens. Mesmo assim, às vezes temos cursos e oportunidades distantes dos polos instalados próximos das nossas casas. Esse vale-transporte que iremos receber é mais um estímulo para seguirmos em frente”, disse a jovem.
Por: Claudio Morais / Foto: Maksuel Martins
