Foto: CTMac/PMM

Símbolo do autismo é incluído nas vagas preferenciais de estacionamentos

Áreas de embarque e desembarque de escolas municipais já começaram a receber o laço.


A Prefeitura de Macapá está tornando a identificação visual das vagas de estacionamento mais inclusiva, com a sinalização do laço colorido com quebra-cabeça, símbolo mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas áreas de embarque e desembarque de veículos.

A sinalização está sendo realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), com o objetivo de garantir o direito à vaga especial, conforme previsto na Lei Federal nº 12.764/2012, que define o autismo como uma deficiência.

Os estacionamentos das escolas municipais são os primeiros locais a receberem a fita colorida, que posteriormente, também será aplicada em outras regiões da capital. Segundo o diretor-presidente da CTMac, Andrey Rêgo, as vagas prioritárias podem ser utilizadas pelos veículos que possuírem uma declaração específica emitida pelo próprio Município.

Estacionamentos de escolas são os primeiros locais a receber o símbolo | Foto: CTMac/PMM

“É necessário que as pessoas compareçam à CTMac para realizar um cadastro. Mesmo que o autista não seja o condutor do veículo, seu responsável pode solicitar a declaração que permitirá o uso da vaga. O símbolo do TEA nas vagas de estacionamento é mais uma conquista, então, vamos respeitar a lei”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os serviços de emissão ou renovação de vaga especial para pessoas com TEA são realizados no prédio da CTMac, que está localizado na Rua Minas Gerais, 32, bairro Santa Rita. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. Para a solicitação, é necessário apresentar RG do beneficiário, laudo médico atualizado e comprovante de residência.

Abril Azul

Durante abril, mês de conscientização do autismo, a Prefeitura de Macapá promoveu ações relacionadas ao tema, como o acender das luzes em prédios públicos, a distribuição de laços azuis, além da criação da caderneta de alimentação inclusiva, do programa “Nutrição no TEA” e da cooperação para criação de uma cartilha com direitos da pessoa autista. Esses projetos visam promover o debate e o desenvolvimento de políticas públicas que assegurem o respeito e a inclusão.

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos