Estudantes do Amapá viajam para Brasília para representar o estado na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul
- 26/05/2025
- Protagonismo estudantil
Programa conta com o apoio do Governo do Amapá e promove o protagonismo juvenil com foco em causas ambientais.
Com entusiasmo, engajamento e propostas voltadas para o meio ambiente, três estudantes da rede pública de ensino, com apoio do Governo do Amapá, embarcaram nesta segunda-feira, 26, rumo a Brasília para representar o estado na etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).
O programa estimula a participação política de jovens do ensino médio de todo o Brasil em temas sociais relevantes, como sustentabilidade e meio ambiente. Na etapa nacional, será escolhida uma estudante titular e duas suplentes de cada estado, com base na qualidade e impacto dos projetos apresentados.
Estudante Emberlyn Luane de Barros Bento
Foto: Luan Macedo/Seed
"É uma grande experiência. Estou muito feliz não só por representar o Amapá, mas também o meu município, Santana. Quero levar comigo a voz da juventude e fortalecer cada vez mais o protagonismo juvenil", celebrou Emberlyn Luane de Barros Bento, de 16 anos, aluna da Escola Estadual Augusto Antunes.
Selecionadas por meio de votação popular, as estudantes levarão para a etapa nacional suas propostas voltadas à conscientização ambiental e à valorização da participação feminina em projetos socioeducativos. Cada uma delas compartilhou suas expectativas e a emoção de representar o Estado.
Estudante Evelyn dos Santos Barbosa
Foto: Luan Macedo/Seed
Evelyn dos Santos Barbosa, de 17 anos, é aluna da Escola Estadual General Azevedo Costa, em Macapá. Para a estudante, a participação é uma fonte de conhecimento e experiências de vida.
"Participar desse projeto já é um processo de amadurecimento. A gente precisa lutar para que o nosso projeto seja conhecido e valorizado. Quero adquirir muito conhecimento em Brasília, aprender sobre outras iniciativas ambientais e levar isso para minha comunidade", comentou Evelyn.
Estudante Eloara Vitória Santana dos Santos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foto: Luan Macedo/Seed
Já Eloara Vitória Santana dos Santos, de 17 anos, aluna da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto, em Santana, pontuou que
"É uma grande honra representar o Amapá e a minha escola. Quero aplicar o que aprender lá não só em projetos ambientais, mas também nas escolas e na vida de outras mulheres. Meu projeto é voltado para as mulheres ribeirinhas e quero dar voz a essas lideranças", explicou.
A secretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Ivone Conceição, acompanhou as estudantes no embarque e destacou o papel estratégico da iniciativa para o desenvolvimento educacional e social dos alunos da rede pública.
"O Governo do Amapá está apoiando o Parlamento Jovem do Mercosul. Temos três estudantes na nossa delegação, todas do ensino médio. É um programa que incentiva o protagonismo juvenil com foco em temas como o meio ambiente, fundamentais nas nossas unidades escolares. Lá em Brasília, uma será titular e duas serão suplentes. É uma grande oportunidade de aprendizado e troca entre os estados", explica a secretária Ivone.
A coordenadora do Núcleo de Protagonismo Estudantil, Andreza Nunes, as estudantes representantes do Amapá no PJM e a secretária adjunta da Educação, Ivone Conceição
Foto: Divulgação
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) é um espaço de debate e formação política voltado a estudantes do ensino médio dos países que integram o bloco. No Brasil, a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio do Governo do Amapá, e tem como foco a promoção da participação democrática e cidadã dos jovens. As inscrições foram realizadas em novembro de 2024.
Além do desenvolvimento de projetos temáticos, os participantes têm acesso a palestras, oficinas e intercâmbios com jovens de outros estados e países, ampliando sua visão sobre temas como sustentabilidade, equidade de gênero, direitos humanos e políticas públicas.




