Foto: Luan Rodrigues/Ueap
Ueap recebe representantes de empresa que desenvolve soluções inovadoras de ensino na educação básica

Ueap recebe representantes de empresa que desenvolve soluções inovadoras de ensino na educação básica

Acadêmicos de Pedagogia e Matemática tiveram contato com materiais desenvolvidos pela startup paraense que serão implementados no Amapá


Acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) receberam, nesta terça-feira, 27, a visita de representantes da startup paraense Inteceleri, que tem como missão principal o ensino por meio de ferramentas inovadoras e interativas. 

O principal projeto da empresa, o "Edutech Amazon", busca atender escolas com kits educacionais que aliam livros didáticos com ferramentas de realidade virtual, que permite que o estudante visualize assuntos como geometria plana e espacial de maneira imersiva.

A Interceleri está firmando um contrato com o Governo do Amapá para a distribuição desses kits em escolas públicas da rede estadual, no qual serão atendidas mais de 51 mil estudantes. E para o CEO da startup, Walter Júnior, poder ter contato com os alunos de Licenciatura da Ueap, permite apresentar esse recurso para profissionais que irão utilizar a ferramenta no futuro. 

“Os estudantes presentes nesse encontro são, em sua maioria, jovens com menos de 30 anos, nativos digitais, já familiarizados com a tecnologia, e que acredito que podem utilizar muito bem essas ferramentas, que já são uma tendência dentro da educação”, disse Walter.

Walter Junior,  CEO da startup paraense que desenvolve o Edutech Amazon

Walter Junior,  CEO da startup paraense que desenvolve o Edutech Amazon

Foto: Luan Rodrigues/Ueap

Um dos diferenciais do produto, segundo o representante da empresa, é o baixo custo de produção do material e também a possibilidade de utilizá-lo "offline", fator positivo em uma região que ainda sofre com a conexão à internet em muitas localidades. 

Os óculos de realidade virtual do kit, por exemplo, são produzidos a partir do buriti, espécie vegetal nativa da região. A ferramenta apenas necessita da introdução de um smartphone, que também é previsto no kit entregue às escolas.

Tecnologia no ensino da matemática

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ser possível para os professores personalizar de alguma maneira o conteúdo da plataforma, e também já terem planos para criar materiais que ensinam outras disciplinas, o Edutech Amazon ainda é focado no ensino da matemática e visa aproximar da realidade dos estudantes assuntos muitas vezes difíceis de visualizar.

Essa é uma preocupação para o acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática, Geovanny Pedroza, que observou essa necessidade de mudança de metodologias, a partir de sua experiência tendo contato com estudantes de rede básica, durante o Programa de Iniciação à Docência (Pibid) da Ueap.

O estudante Geovanny Pedroza pôde ver de perto o óculos de realidade virtual

O estudante Geovanny Pedroza pôde ver de perto o óculos de realidade virtual

Foto: Luan Rodrigues/Ueap

“Muitas vezes é um problema para as crianças saber onde aplicar e para que servem as fórmulas e os assuntos que ensinamos para elas. Então, acredito que a Inteligência Artificial [IA] e a Realidade Virtual podem ser aliadas nesse processo”, relatou o acadêmico.

Presente em outros quatro países, além do Brasil, o projeto Edutech Amazon chega oficialmente ao Amapá nesta sexta-feira, 30, em evento realizado pelo Governo do Estado, na Escola Estadual Antônio João, em Macapá.

Por Luan Rodrigues

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos