Foto: Divulgação/Sejusp
Governo promove curso de preservação da vida para agentes da Segurança Pública do Amapá

Governo promove curso de preservação da vida para agentes da Segurança Pública do Amapá

Capacitação tem como foco a formação de 30 profissionais, que participam de uma imersão voltada para a abordagem humanizada em situações sensíveis.


Como parte do plano de investimentos e desenvolvimento na área da Segurança Pública, capitaneados pelo programa "Amapá Mais Seguro", do Governo do Estado, acontece até a próxima sexta-feira, 30, o Curso de Abordagem Técnica à Tentativas de Suicídio (CATTS), que objetiva aprimorar habilidades e conhecimentos essenciais para atuar em casos de tentativas deste tipo de ocorrência de forma empática e técnica. 

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), sob a coordenação do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP/Sejusp), com apoio do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep). O curso segue os objetivos e ações previstos no Plano Nacional e Estadual de Segurança Pública.

Integração das forças de segurança é um diferencial na capacitação

Integração das forças de segurança é um diferencial na capacitação

Foto: Netto Lacerda/Agência Nagib

A capacitação tem como foco a formação de 30 agentes de segurança pública, que participam de uma imersão voltada para a abordagem humanizada em situações sensíveis de tentativa de suicídio. O curso é composto por conteúdo teórico e atividades práticas, como salvamento em altura e simulações de atendimento a pessoas em sofrimento psíquico.

Segundo a coordenação do Iesp, a meta é preparar os servidores para atuarem com solidariedade, comunicação eficaz e escuta ativa, qualificando o atendimento em ocorrências delicadas e de alto risco.

Capitão Alan Coimbra, coordenador do Iesp/Sejusp

Capitão Alan Coimbra, coordenador do Iesp/Sejusp

Foto: Netto Lacerda/Agência Nagib

"Este é o curso de abordagem técnica a tentantes do suicídio, que ensina os servidores da segurança pública, bombeiro militar, policiais civis, militares e científicos a atuarem nesse tipo de ocorrência. É um conhecimento muito importante que vai ajudar, seja o servidor da segurança pública e a população em geral, para evitar esse tipo de tragédia em nossa sociedade", disse Alan Coimbra, coordenador do Iesp/Sejusp.

Os alunos recebem as didáticas adotadas no protocolo de atuação dos bombeiros militares do Estado de São Paulo, considerado uma referência nacional. A equipe de instrutores conta com quatro especialistas paulistas, que já capacitaram mais de 3 mil agentes em todo o Brasil e no exterior.

Capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Guilherme Luiz Araújo

Capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Guilherme Luiz Araújo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto: Netto Lacerda/Agência Nagib

"Repassar esses conhecimentos é um motivo de muito orgulho para nós, principalmente porque nesta edição no Amapá, estamos contando com outras agências da segurança pública. E este curso tem o objetivo de humanizar o atendimento dos agentes para as ocorrências de tentativas de suicídio. Contamos com protocolos da psicologia, psiquiatria e psicanálise, justamente para ofertar um atendimento acolhedor e dar mais atenção ao nosso tentante, ouvindo ele, conversando, assim conseguimos fazer com que ele desista da ideia, e tecnicamente o afastando do local inseguro", explicou o instrutor do Corpo de Bombeiros de São Paulo, capitão Guilherme Luiz Araújo.

Para a profissional da Polícia Científica do Amapá (PCA), Josefa Andrade, os ensinamentos trazem um reforço psicológico para quem também atende a ocorrência e, da mesma forma, busca salvar vidas.

Perita criminal da PCA, Josefa Andrade

Perita criminal da PCA, Josefa Andrade

Foto: Netto Lacerda/Agência Nagib

"Como perita criminal, especialmente atuando na área da psicologia, reconheço a grande importância desse tipo de treinamento. No exercício da nossa função, estamos constantemente expostos a situações imprevisíveis, e, entre elas, casos de tentativa ou consumação de suicídio. Estar preparado para lidar com esses episódios é essencial. A Polícia Científica do Amapá também compartilha dessa preocupação, buscando capacitar continuamente seus profissionais para enfrentar essas ocorrências, que infelizmente são recorrentes no estado", explicou a perita.

O agente da Polícia Civil, Edilson Mercês, destaca que, diante do crescente número de suicídios registrados no Brasil, a ferramenta voltada à prevenção e ao cuidado com a saúde mental irá ajudar a enfrentar os impactos do problema também dentro das instituições. 

“É extremamente importante incorporar essa técnica no nosso dia a dia profissional e compartilhar o conhecimento com outros colegas, pois essa é uma condição que também afeta as nossas corporações", pontuou Edilson.

Por Marcelle Corrêa

Agente da Polícia Civil, Edilson Mercês

Agente da Polícia Civil, Edilson Mercês

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos