Belém anfitriã da COP30 está entre as 13 capitais brasileiras sem plano climático municipal
- 01/06/2025
- COP da Amazônia
Estudo revela que metade das capitais do país ainda não elaborou estratégias para enfrentar a crise climática, mesmo diante do aumento de eventos extremos como enchentes e ondas de calor.
Apesar de sediar a Conferência do Clima da ONU (COP30) em 2025, Belém (PA) ainda não possui um plano municipal de enfrentamento à crise climática. Assim como a capital paraense, outras 12 capitais brasileiras também não têm políticas estruturadas de adaptação ou mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A ausência desses planos compromete a capacidade das cidades de se prepararem para eventos extremos, como enchentes e ondas de calor.
O levantamento foi realizado pelo Instituto Alziras, que analisou a situação dos planos climáticos nas 26 capitais brasileiras. Segundo o estudo, apenas nove municípios possuem estratégias específicas para lidar com o aquecimento global. Entre as cidades que mais avançaram estão São Paulo, Salvador e Recife, que desenvolveram ações integradas envolvendo transporte, moradia e uso do solo.
A falta de políticas públicas ambientais está diretamente ligada à vulnerabilidade das populações mais pobres, que tendem a ser as mais afetadas por desastres naturais. Especialistas alertam que sem planejamento urbano sustentável e ações climáticas consistentes, os efeitos das mudanças climáticas serão ainda mais devastadores em áreas urbanas densamente povoadas.
Com a COP30 se aproximando, aumenta a pressão sobre Belém e outras capitais para que apresentem compromissos concretos e ações eficazes na agenda climática. A realização da conferência na cidade representa uma oportunidade estratégica para impulsionar políticas públicas e compromissos ambientais locais, mas também revela a urgência de colocar a pauta ambiental como prioridade de gestão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: UOL Ecoa – "Sede da COP30 e outras 12 capitais não têm plano de mudança climática", publicado em 31/05/2025.
