Foto: Cristiane Mareco/GEA
Governo do Amapá lança chamada pública para doação de 332 kits de equipamentos para atividades agrícolas

Governo do Amapá lança chamada pública para doação de 332 kits de equipamentos para atividades agrícolas

Iniciativa visa impulsionar a produção rural e beneficiar pequenos agricultores em todo o estado.


O Governo do Amapá lança nesta segunda-feira, 2, a abertura da Chamada Pública Nº 005/2025, que prevê a doação de 332 kits de equipamentos agrícolas para apoiar e fortalecer as atividades extrativistas da pesca, do açaí, piscicultura, apicultura, pecuária e irrigação em todo estado, no valor aproximado de R$ 4 milhões.

O objetivo é fortalecer e estruturar as cadeias produtivas estratégicas no Amapá, beneficiando diretamente agricultores familiares que atuam em atividades produtivas como: a pesca e o extrativismo, a pecuária leiteira, a agricultura irrigada, a apicultura e a piscicultura.

Os editais fazem parte de uma parceria entre o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos Rios São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Os recursos foram articulados pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, com o apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

O objetivo é fortalecer e estruturar as cadeias produtivas estratégicas no Amapá

O objetivo é fortalecer e estruturar as cadeias produtivas estratégicas no Amapá

Foto: Cristiane Mareco/GEA

No edital voltado para as cadeias agroextrativistas os interessados terão até o dia 30 de junho para se inscrever, já nos editais da pecuária leiteira, agricultura irrigada, apicultura e piscicultura o prazo será até 18 de junho. As inscrições ocorrerão de maneira presencial em qualquer um dos escritórios do Rurap distribuídos pelos 16 municípios do estado e seus distritos. 

Prazos de inscrição variam entre cadeias produtivas

Prazos de inscrição variam entre cadeias produtivas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto: Cristiane Mareco/GEA

Um dos requisitos básicos para o processo de seleção é a inscrição do participante no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) além da apresentação das documentações exigidas de acordo com os critérios estabelecidos por cada edital. O diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável da produção rural familiar no estado.

“Essa chamada pública é mais do que a entrega de equipamentos, é um investimento direto na base da nossa produção agrícola do Amapá, nas pessoas que fazem a diferença na produção familiar rural do nosso estado. Estamos fortalecendo quem realmente movimenta o campo e garante a segurança alimentar nas comunidades. Queremos proporcionar mais tecnologia, eficiência, renda e dignidade para os agricultores familiares do Amapá”, afirmou Jorge Rafael.

Os kits são compostos por equipamentos essenciais para o cultivo e manejo de atividades voltadas para a produção rural familiar, melhorando a produtividade das pequenas propriedades. A expectativa é de que a ação beneficie centenas de famílias e fortaleça a economia rural do estado do Amapá.

Os equipamentos doados variam conforme o segmento produtivo:

  • Extrativismo: 110 barcos de alumínio com motor de popa de 15 HP e coletes salva-vidas.
    Critérios: Residir em área ribeirinha, atuar com produção e comercialização agroextrativista, possuir CAF na categoria "Extrativista e/ou Pesca".
  • Pecuária Leiteira: 46 ordenhadeiras mecânicas e 46 desintegradores.
    Critérios: Ser produtor de leite com, no mínimo, 5 vacas em lactação e 4 anos de experiência. Comprometer-se a ter curral coberto e com piso de alvenaria.
  • Apicultura: 6 unidades beneficiadoras de mel, compostas por: 1 centrífuga elétrica; 1 mesa desoperculadora; 2 tanques decantadores de mel; 5 baldes de inox com peneira.
    Critérios: Possuir no mínimo 5 colmeias produtivas e conhecimento em boas práticas de manejo e beneficiamento.
  • Agricultura Irrigada: 42 kits de irrigação por gotejamento, com: 1 reservatório de 500L em PVC; 1 bobina de tubo gotejador e conexões em PVC.
    Critérios: Ter experiência comprovada e atuar, preferencialmente, em áreas atingidas por estiagens.
  • Aquicultura: 128 kits para piscicultura em viveiros escavados (mín. 1.000 m²), compostos por: 1 aerador tipo chafariz (1,5 CV); 1 maleta com medidor multiparâmetros; 1 motobomba à gasolina; 50m de mangueira de escoamento em PVC.
    Critérios: Ter tanque escavado de no mínimo 1.000 m², estrutura elétrica adequada, licença ambiental e acompanhamento técnico.

Por Cristiane Mareco

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos