Vitória! Na França, ao lado do presidente Lula, senador Randolfe consegue extinção de visto para amapaenses entrarem na Guiana Francesa

Vitória! Na França, ao lado do presidente Lula, senador Randolfe consegue extinção de visto para amapaenses entrarem na Guiana Francesa



Na manhã de hoje, quinta-feira (5), em discurso, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou o fim da necessidade de visto para brasileiros ingressarem no território francês, via Guiana Francesa, na divisa com Oiapoque. A decisão foi tomada após o encontro com o presidente Lula e o líder do governo no Congresso Nacional, o senador pelo Amapá Randolfe Rodrigues.  

“Uma grande vitória do povo do Amapá e de todo o Brasil, anunciada pelo presidente Emmanuel Macron, após uma articulação firme que construímos com as autoridades francesas”, disse o senador Randolfe Rodrigues.  

O senador lembrou que a extinção da necessidade de visto é uma demanda antiga do povo brasileiro. “Esse avanço representa mais do que a eliminação de uma barreira; é a abertura de caminhos para o fortalecimento das relações econômicas, sociais e culturais entre o Amapá e a Guiana Francesa”, completou Randolfe, comemorando o avanço diplomático.  

Conquista
Em 2019, em Brasília, o senador Randolfe esteve na Embaixada Francesa em busca de estreitar os laços com a vizinha Guiana Francesa, em Oiapoque, e acabar com a exigência de visto para entrada em solo francês.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2023, o senador Randolfe esteve novamente com o embaixador francês, então no Amapá, e levou a solicitação do povo de Oiapoque. Na época, os brasileiros precisavam desembolsar, em média, R$ 500 para emitir um "France-visa", além do seguro obrigatório, enquanto não havia qualquer exigência para que os franceses adentrassem em solo brasileiro.  

Em setembro de 2024, após articulação junto à Embaixada Francesa, conseguimos retomar as emissões de vistos no Amapá, o que não ocorria há anos, dificultando o acesso ao lado francês da ponte binacional que liga os dois países.

Publicidade
Ads Amapá Digital



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos