Sebrae lança 3ª edição do Desafio Liga Jovem no Amapá nesta quarta (11)
A competição nacional reúne estudantes e ex-participantes para destacar o papel transformador da iniciativa e incentivar novas inscrições.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), lança a 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ), na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, nesta quarta-feira (11), às 14h30. O Desafio Liga Jovem é uma competição nacional que estimula estudantes do ensino fundamental, médio, profissional e superior a desenvolverem soluções criativas para desafios reais de suas escolas e comunidades.
A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, ressalta a importância do protagonismo juvenil na busca por soluções para os desafios das escolas e comunidades. Ela também destaca o crescimento do projeto no estado e as conquistas dos estudantes locais, que incentivam a desenvolver ideias inovadoras e transformar realidades.
“Na primeira edição, tivemos nove inscritos, no ano passado foram mais de 700. Tivemos um projeto vencedor que representou o Amapá na etapa nacional, em São Paulo/SP, que depois fez uma imersão em Portugal”, disse a diretora, Suelem Amoras.
Inscrição
As inscrições para o Desafio Liga Jovem 2025, seguem abertas até dia 30 de junho e podem ser feitas pelo site: www.desafioligajovem.com.br.
A representante do Instituto Ideias do Futuro, Andréia Gandolfi, enfatiza que o DLJ vai além de uma competição. “Ele é um movimento de transformação, que prepara o jovem para a vida pessoal e profissional, estimulando os estudantes a identificarem problemas reais de suas comunidades e desenvolver soluções de impacto, enquanto aprimoram habilidades como trabalho em equipe, comunicação e planejamento” destaca Andréia.
O gerente da Unidade de Educação Empreendedora (UEE), Maikon Richardson, destaca a importância da participação dos estudantes na iniciativa. O evento desta quarta, 11 de junho, será um grande encontro para a juventude criativa e inovadora do Amapá, incentivando os alunos a desenvolverem soluções para desafios reais em suas escolas e comunidades. “Queremos que os jovens sejam protagonistas, criando ideias e transformando realidades por meio do conhecimento e da inovação”, afirma Maikon Richardson
A estudante Carolina Moraes, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), vencedora da edição passada com o Projeto Apeîara Mapas, compartilha a experiência. “O projeto foi incrível. Além da etapa nacional, tivemos a oportunidade de viajar para Portugal, conhecer fábricas, fab labs, como é feita construção de pitches, propagandas, produtos. Foi realmente muito enriquecedor”, contou Carolina Moraes.
Ela, ainda, reforça o convite para que mais estudantes participem da edição deste ano. “Você pode ir sem medo, não precisa já ter um projeto montado ou experiência com empreendedorismo. O desafio é aberto a todas as pessoas, pensamentos e ideias”, incentiva a aluna Carolina Moraes.
Comunicação/Sebrae