Governo do Amapá promove Arraiá do Caps Gentileza com atividades que fortalecem saúde mental e inclusão social
Festa junina reuniu 120 pessoas, entre usuários da unidade e familiares, com atividades terapêuticas e muita animação no Centro de Macapá.
A quadra da Escola Estadual Professor Gabriel de Almeida Café, no Centro de Macapá, foi palco nesta terça-feira, 1º, do Arraiá do Caps Gentileza, promovido pelo Governo do Amapá. O evento reuniu 120 pessoas, entre usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial (Caps Gentileza).
A programação contou com bingo, pescaria, correio da amizade, comidas típicas e até a escolha do Mister e da Miss Caipira. O ponto alto da noite foi a apresentação da quadrilha “Somos Loucos Uns Pelos Outros” formada por pacientes da unidade, levando emoção e alegria a cada passo.
Correio da amizade garantiu grandes declarações de amor e carinho
Foto: Aog Lima/GEA
Zênia Gomes, gerente do Caps Gentileza
Foto: Aog Lima/GEA
Mais do que um momento de lazer, o evento integra o plano terapêutico anual dos usuários do Caps. A gerente do local, Zênia Gomes, reforça que iniciativas como essa são fundamentais no tratamento em saúde mental.
“Esse evento, que é a nossa tradicional festa junina, trabalharo plano terapêutico singular do paciente. É sobre inclusão e socialização dessas pessoas que são nossos usuários”, explicou.
Tradicional brincadeira de pescaria na roça garantiu brindes para os participantes
Foto: Aog Lima/GEA
A paciente Jaqueline Costa, acompanhada pelo Caps Gentileza desde 2005, falou emocionada sobre o apoio que recebe. Para ela, além das atividades terapêuticas, o acolhimento e as amizades que encontrou no Caps fazem toda a diferença em sua jornada de superação.
“Esse momento melhora minha saúde mental, me dá suporte e me prepara para seguir em frente. Eu amo o Caps e amo estar aqui hoje brincando e dançando", declarou Jaqueline.
Jaqueline Costa adorou o evento e diz que essas ocasiões a ajudam a manter a mente tranquila
Foto: Divulgação
Família é o principal suporte
A presença da família também é parte fundamental no processo de cuidado. Regiane Afonso, mãe do Vítor Abreu, de 22 anos, com deficiência intelectual, se emociona ao ver a evolução do filho.
“Antes ele era isolado. Agora ele conversa, participa e está mais incluído. Hoje veio pra festa, coisa que ele não fazia antes. O Caps transformou e transforma a vida dele”, contou.
Regiane Afonso, mãe do Vítor Abreu, diz que o filho hoje adora participar de momentos de festa e interação social
Foto: Aog Lima/GEA
Mister e Miss Caipira
A festa ainda teve momentos de celebração individual. Estela Mara foi coroada Miss Caipira e não escondeu a alegria.
“Tô muito feliz! É a primeira vez que participo e o evento está o máximo, parabéns a todos”, declarou, sorrindo.
Estela Mara durante a apresentação do Arraiá do Caps Gentileza
Foto: Aog Lima/GEA
Mais que uma festa junina, o Arraiá do Caps Gentileza reafirma o compromisso do Governo do Amapá com uma saúde mental acolhedora, humanizada e cheia de afeto.
O Mister Caipira, Flaviano Quintela, também celebrou, após participar de uma disputa acirrada com outros integrantes.
“Não foi fácil, mas tô muito orgulhoso. Quero parabenizar o Governo do Estado pelo carinho com a gente. Esse título é muito importante pra mim”, disse Quintela, orgulhoso.
Por Júnior Nery
Estela Mara e Flaviano Quintela, Miss e Mister Caipira do Arraiá do Caps Gentileza 2025