2º Workshop Foresight promovido pelo Sebrae e GEA segue programação com foco no fortalecimento da cadeia produtiva de madeira e móveis
Encontro reuniu lideranças empresariais e do setor público para solucionar entraves ambientais e fortalecer a cadeia produtiva no Amapá
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Josiel Alcolumbre; a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante; a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras; receberam representantes do setor florestal e moveleiro do estado, para a realização do 2º Workshop ‘Foresight – Inovação e Oportunidades para o Setor de Madeira e Móveis, na sede do Sebrae em Macapá, nesta quarta (2), das 8h às 12h. O objetivo foi debater oportunidades e construir cenários futuros para o segmento
“A madeira do Amapá é legal e certificada, respeita todos os processos ambientais e pode ser referência nacional e internacional. O mundo precisa dos nossos móveis com identidade, design e certificação de origem. Não temos medo de enfrentar os desafios e fazer o que é certo junto com o governo, universidades e quem acredita no potencial do nosso estado”, afirmou o presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre.
Durante o encontro, a superintendente do Sebrae Amapá, Alcilene Cavalcante, tratou sobre o entrave no licenciamento ambiental para o uso de resíduos, um dos desafios ainda enfrentados pelo setor produtivo.
“Foi identificado que as empresas não incluíram no processo de licenciamento a previsão de reaproveitamento dos resíduos de madeira. Atualmente, o único destino permitido é a produção de carvão. Com a recente aprovação do novo Código Florestal, temos base legal para propor um novo modelo. O Sebrae está comprometido em destravar esse processo com articulação séria e técnica”, explicou a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.
A Gestora Nacional de Casa e Construção Sebrae, Renata Cândida, reforçou que o trabalho desenvolvido no Amapá pode servir como referência para outras regiões do país. “Estamos construindo uma cadeia de valor sólida, com foco em sustentabilidade e reutilização. A realidade do Amapá é única, e isso exige políticas públicas consistentes, engajamento empresarial e estratégia territorial. O Sebrae Nacional segue apoiando essa transformação com foco em resultados reais”, pontuou a gestora.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Madeira e Artefatos de Madeira do Amapá, Geudiandro Duarte, a articulação entre as entidades parceiras é fundamental para dar escala e qualidade à produção local. “Hoje é um marco para a indústria moveleira do Amapá. Com o apoio do Sebrae, Senai Nacional e Centro Tecnológico para o Setor de Madeira e Móveis (Cosmob), da Itália, referência no segmento em toda a União Europeia, vamos levar tecnologia e certificação para exportar produtos acabados. Saímos daqui com conhecimento técnico e aliados estratégicos para conquistar novos mercados”, concluiu o presidente, Geudiandro Duarte.
A ação integra a agenda estratégica do Projeto Foresight – Inovação e Oportunidades para o Setor de Madeira e Móveis, com realização do Sebrae no Amapá e parceria com o Governo do Estado (GEA). A iniciativa inclui consultorias, visitas técnicas e construção coletiva de soluções para a cadeia produtiva.
O 2º Workshop ‘Foresight – Inovação e Oportunidades para o Setor de Madeira e Móveis contou comas presenças do vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Jurandil Juarez, que na ocasião representou o Governo do Estado do Amapá (GEA); e representantes do Senai, ICMBIO, Ueap, Agência Amapá e Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Amapá.
Por Maria Cândida Ferreira
Colaboração: Denyse Quintas