CEA Equatorial leva energia solar e sustentabilidade à APAE de Laranjal do Jari
Através do projeto E+ Energia do Bem, foram instaladas 40 placas solares e todas as lâmpadas foram substituídas por luminárias de LED, garantindo maior economia de energia no local.
A CEA Equatorial entregou à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Laranjal do Jari um sistema de geração de energia solar que vai garantir mais economia, eficiência energética e qualidade no atendimento às crianças com necessidades específicas. A iniciativa faz parte do projeto E+ Energia do Bem, promovido pela distribuidora por meio da Plataforma E+, voltada à promoção da sustentabilidade e do consumo consciente de energia.
A obra inclui a instalação de 40 placas fotovoltaicas, melhorias nas instalações elétricas internas e a substituição de lâmpadas convencionais por modelos de tecnologia LED. A expectativa é de que o novo sistema reduza em até 80% os custos anuais com energia elétrica da instituição, gerando uma economia mensal média de 31,74 quilowatts, o equivalente ao consumo de nove casas populares por mês. O investimento total da obra foi de R$ 256,5 mil.
O superintendente comercial do Grupo Equatorial, Heberle Lopes, destacou o impacto direto da iniciativa na rotina da instituição.
“Nós entregamos um sistema fotovoltaico que irá beneficiar a instituição. Através do E+ Energia do Bem, nosso programa de eficiência energética em parceria com a Aneel, realizamos a instalação de 40 placas e substituição de lâmpadas de LED, que irão se converter em economia da compra de energia da APAE. Esse valor poderá ser revertido em outros investimentos para beneficiar as crianças atendidas pela instituição”, afirmou.
Atualmente, a APAE de Laranjal do Jari atende 168 crianças e adolescentes com necessidades específicas e atua há 21 anos no município. O lançamento da obra do novo sistema ocorreu no dia 21 de março, durante um evento alusivo ao Dia Mundial da Síndrome de Down, com a assinatura de um termo de cooperação entre a CEA Equatorial, a Prefeitura de Laranjal do Jari e a instituição.
Para a pedagoga Flávia Toscano, representante da APAE, a iniciativa marca um novo momento para a entidade.
“Nós estamos muito felizes com o projeto das placas solares. Foi muito gratificante, isso vai ajudar os nossos alunos, para a gente conseguir dar mais condições para eles. Então a gente tem vários projetos, e a gente vai reverter isso e melhorar a APAE”, declarou.
A ação reforça o compromisso da CEA Equatorial com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de instituições sociais no estado. Por meio do projeto E+ Energia do Bem, a distribuidora tem promovido melhorias estruturais e eficiência energética em espaços que prestam serviços essenciais à população, contribuindo com a redução de custos operacionais e garantindo mais qualidade e conforto para quem mais precisa.
Assessoria de comunicação do Grupo Equatorial