Prefeitura de Santana avança nas tratativas para implantação da primeira unidade de suporte avançado (USA) do SAMU no município
Publicidade

Prefeitura de Santana avança nas tratativas para implantação da primeira unidade de suporte avançado (USA) do SAMU no município



Na manhã desta segunda-feira, 29 de julho, a coordenação estadual de Urgência e Emergência realizou uma visita técnica ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santana. A agenda faz parte das tratativas entre a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado do Amapá para a implantação da primeira Unidade de Suporte Avançado (USA) no município.

Atualmente, Santana conta exclusivamente com Unidades de Suporte Básico (USB), que atuam no atendimento pré-hospitalar em casos de menor complexidade. Com a chegada da USA, o município passará a contar com uma ambulância equipada para atendimentos graves e de alta complexidade, com equipe composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e condutor socorrista.

“A Unidade de Suporte Avançado possui estrutura e profissionais capacitados para lidar com situações críticas, como acidentes graves e emergências com risco de morte. Esperamos não precisar utilizá-la com frequência, mas caso necessário, estaremos muito mais preparados para atender a população com segurança e eficiência”, destacou o secretário municipal de Saúde, Plínio da Luz.

A visita contou com a presença do diretor geral do SAMU estadual, Donato Farias, que ressaltou a importância da expansão do suporte avançado para Santana: “O SAMU Amapá está em processo de universalização do serviço de urgência e emergência em todo o estado. Santana é o segundo maior município do Amapá e, até agora, ainda não contava com cobertura de suporte avançado. Sabemos da relevância da cidade e da frequência de ocorrências de média e alta complexidade, por isso Santana é prioridade em nosso planejamento”, afirmou.

Também participaram da visita técnica:
- Adriano Maués, secretário adjunto de Saúde de Santana;
- Aurilan Barreto, coordenador estadual de enfermagem do SAMU;
- Dr. Edinilson Ribeiro, coordenador estadual dos médicos do SAMU.

Por Ivina Oliveira

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos