TRE-AP lança MarIA, assistente com Inteligência Artificial que inova e cria uma nova experiência para o acompanhamento de processos
TRE-AP inova com MarIA, assistente virtual de IA para acompanhamento de processos
Publicidade
IA

TRE-AP inova com MarIA, assistente virtual de IA para acompanhamento de processos

Desenvolvida com base em Linguagem Simples, a MarIA traduz decisões e informações jurídicas em mensagens claras e compreensíveis.


Acompanhar o andamento do seu processo agora está mais fácil, rápido e acessível. O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) acaba de lançar a MarIA, uma assistente virtual com Inteligência Artificial que envia notificações diretamente pelo WhatsApp sempre que houver movimentações relevantes no seu processo.

Desenvolvida com base em Linguagem Simples, a MarIA traduz decisões e informações jurídicas em mensagens claras e compreensíveis, facilitando o entendimento tanto para advogados quanto para cidadãos. A iniciativa reafirma o compromisso do TRE-AP com a transparência, a inovação e a promoção do acesso à Justiça — além de estar alinhada ao Pacto Nacional pela Linguagem Simples.

O serviço é totalmente gratuito e pode ser utilizado por partes e advogados. Para ativá-lo, basta enviar um e-mail para sejud@tre-ap.jus.br solicitando o cadastro. A partir daí, você passará a receber as atualizações diretamente no celular, de forma prática, rápida e segura.

Com a MarIA, a Justiça Eleitoral dá mais um passo em direção à inclusão digital, aproximando o cidadão da informação que realmente importa — com clareza, agilidade e respeito.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) concebeu a solução em conjunto com a Secretaria Judiciária (SEJUD), em um contexto de consolidação e fomento ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, aliando a adoção de Inteligência Artificial à missão de melhorar a comunicação com o cidadão.

"Queremos que o cidadão se sinta mais próximo da Justiça Eleitoral, recebendo informações com clareza e no canal que ele já usa no dia a dia. A MarIA foi pensada para agilizar e facilitar a vida de quem precisa acompanhar um processo, mas não domina a linguagem jurídica”, afirma Emanoel Flexa, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AP.

Assessoria de Comunicação - Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos