Foto: Márcia do Carmo/GEA
Publicidade

"Queremos que as pessoas usem nossas áreas protegidas de forma sustentável", destaca governador Clécio Luís em remada pela APA do Rio Curiaú

Campanha Um Dia no Parque proporcionou conexão com a natureza em ações ecológicas em APA’S de Macapá.


Com canoas, pranchas de stand-up paddle e caiaques, acompanhados de respeito à natureza e admiração pela beleza do Amapá, a remada institucional do Governo do Estado marcou o encerramento da 2ª edição da campanha “Um Dia No Parque” em Macapá, no sábado, 16. Experiente no passeio pelo Rio Curiaú, o governador Clécio Luís lembrou que programações como esta evidenciam a importância de áreas preservadas.

Governador do Amapá, Clécio Luís, durante remada institucional do Um Dia No Parque”

Governador do Amapá, Clécio Luís, durante remada institucional do Um Dia No Parque”

Foto: Pablo Rocha/Agência Grito

“Nós queremos manter o Amapá com as marcas de estado mais preservado e protegido do Brasil, com suas florestas naturais, como é o caso do Curiaú e da Fazendinha. Queremos que as pessoas usem com racionalidade, ética e de forma sustentável esses espaços. O Curiaú, por exemplo, é uma área protegida que permite seu uso para turismo, atividades culturais e esportivas, para pesquisa e lazer, como é o caso dessa remada”, afirmou Clécio Luís.

O governador, acompanhado da primeira-dama Priscilla Flores, do vice-governador Teles Júnior e demais participantes, remaram pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, saindo do deck panorâmico do balneário, e contemplaram a natureza intacta e a beleza do pôr do sol visto da região.

O “Um Dia No Parque” é uma campanha nacional que chegou este ano à 8ª edição. Em tempos de mudanças climáticas, o evento reforça o papel das Unidades de Conservação como espaços de promoção da cultura, da educação ambiental, do lazer saudável e da economia solidária, além de fomentar o sentimento de pertencimento e de responsabilidade coletiva na conservação da biodiversidade e dos modos de vida tradicionais.

No Amapá, a campanha é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e levou visitantes para atividades nas APAs da Fazendinha e do Curiaú na sexta-feira, 15, e no sábado. Na Fazendinha, foi realizado percurso pela Trilha Ecológica da Cutia, às margens do Rio Amazonas.

Momento também contou com atividades nas APAs da Fazendinha e do Curiaú

Momento também contou com atividades nas APAs da Fazendinha e do Curiaú

Foto: Márcia do Carmo/GEA

A programação contou ainda com apresentações artísticas de DJ, poesia e grupos de marabaixo, o Educashow Sema e a Feira da Biodiversidade com empreendedores da APA do Curiaú. 

As APA’s do Rio Curiaú e da Fazendinha são duas das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, na recreação, no lazer e na educação ambiental.

Por Fabiana Figueiredo

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos