Reprodução/Internet
Wanna Brito quebra dois recordes mundiais e conquista ouro na Índia
Publicidade

Wanna Brito quebra dois recordes mundiais e conquista ouro na Índia

Natural de Macapá (AP), Wanna Brito, 29 anos, já vinha de uma sequência de resultados expressivos. Em 2024, foi prata nas Paralimpíadas de Paris.


Wanna Brito deu um verdadeiro show no arremesso de peso da classe F32 (para atletas com paralisia cerebral) do Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Nova Délhi, na Índia. A brasileira chegou à Índia como recordista mundial da prova, mas derrubou com sobras a melhor marca anterior, que era de 8.18m. Em duas tentativas em Nova Déli, passou dos 8.40m: 8.43 e 8.49. Assim, não deu chances às adversárias e se sagrou bicampeã, já que também tinha levado o ouro em Kobe 2024.

​Superou, portanto, com folgas os 8m07 da segunda colocada, a ucraniana Anastasiia Moskalenki, novo recorde europeu. A russa Evgeniia Galaktionova foi bronze com 7m58. Giovanna Boscolo ficou em sexto (5m63).

Pódio – Arremesso de peso da classe F32 (feminino):

 Wanna Brito (Brasil) – 8,49m (Recorde mundial)
 Anastasiia Moskalenko (Ucrânia) – 8,07m
 Evgeniia Galaktionova (Rússia) – 7,58m

Natural de Macapá (AP), Wanna Brito, 29 anos, já vinha de uma sequência de resultados expressivos. Em 2024, foi prata nas Paralimpíadas de Paris, bicampeã no Mundial do Japão e duas vezes ouro no Parapan de Santiago. Em 2023, também subiu ao pódio com a prata no Mundial de Paris.

Além de atleta de elite, Wanna é fisioterapeuta de formação. Sua trajetória é marcada por superação e trabalho duro, e serve de inspiração para atletas com deficiência em todo o país, especialmente no Norte do Brasil, onde ainda há menos estrutura esportiva.

Com o novo recorde mundial e mais um título na conta, Wanna Brito já desponta como um dos principais nomes brasileiros no ciclo rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.

Fonte: Conectamapa

 

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos