Guardiões do Bairro chega ao Amapá com teatro infantil sobre consciência ambiental e combate à dengue

Guardiões do Bairro chega ao Amapá com teatro infantil sobre consciência ambiental e combate à dengue

Espetáculo gratuito percorre escolas de Oiapoque entre 24 e 28 de novembro, levando educação ambiental e cidadania para crianças de 6 a 12 anos.


Com uma proposta que une arte, educação e conscientização ambiental, o projeto “Guardiões do Bairro” chega ao município de Oiapoque (AP), de 24 a 28 de novembro, para uma série de apresentações teatrais gratuitas voltadas a crianças de escolas públicas e comunidades locais. O espetáculo itinerante abordará temas como sustentabilidade, cidadania e prevenção de doenças transmitidas por insetos,  entre elas, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, malária e doença de Chagas.

O projeto, voltado a alunos de 6 a 12 anos, tem o objetivo de formar cidadãos conscientes e engajados na preservação do meio ambiente e no cuidado com a saúde pública. De forma leve, a peça mostra como pequenas atitudes cotidianas como o descarte correto do lixo e o cuidado com a água parada, podem gerar grandes transformações na comunidade. Além disso, reforça o papel da vacinação como ferramenta essencial de proteção coletiva.

Com quatro atores e duração de 45 minutos, o espetáculo combina realidade e fantasia para envolver o público infantil. A protagonista, uma menina curiosa e criativa, descobre que seu bairro está em alerta por conta da dengue. Para alertar outras crianças, ela transforma seu quarto em um estúdio de gravação e cria a série “Guardiões do Bairro”, contando com a ajuda de seu gato Peteca, seu almofadão e da boneca Ricota. Juntos, eles ensinam como cuidar da saúde e do planeta de forma divertida.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, o que reforça o cenário nacional da necessidade de ampliar programas de conscientização que dialoguem com o público infantil. Projetos como Os Guardiões do Bairro têm papel fundamental na formação de cidadãos mais informados, conscientes e comprometidos com a saúde pública e o equilíbrio ambiental.

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Guardiões do Bairro” tem produção da Cia ODU, apoio da Komedi Projetos e SSP Produções, patrocínio da Voltalia e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro.

"A empresa apoia este projeto que, por meio da educação e do conhecimento, busca despertar a consciência ambiental nas crianças e contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a preservação do planeta e o respeito ao próximo."

Sobre o Voltalia
A Voltalia é um player internacional no setor de energias renováveis. A empresa produz e vende eletricidade gerada a partir das fontes eólica, solar, hídrica e de biomassa. Também presta serviços em projetos de energia renovável para terceiros, desde a concepção e desenvolvimento do projeto até a operação e manutenção de suas plantas e venda de energia. A companhia está presente em 20 países e conta com mais de 2 mil colaboradores. No Brasil, está presente há mais de 15 anos. Possui mais de 1,6 GW em operação e construção e um pipeline de aproximadamente 6 GW de projetos em diferentes fases de desenvolvimento em diversos estados. Além disso, atingiu 6.6 GW na prestação de serviços de O&M no país.

Sobre o Ministério da Cultura: Principal ferramenta de fomento à cultura no Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos, exposições, shows, livros, museus, galerias e diversas outras formas de expressão cultural, abatendo o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também amplia o acesso dos cidadãos à cultura, já que os projetos patrocinados devem oferecer contrapartidas sociais — como a distribuição gratuita de ingressos e a promoção de ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criada em 1991 pela Lei nº 8.313, a iniciativa é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Serviço:

“Guardiões do Bairro” em  Oiapoque (AP)

Escola Estadual Joaquim Nabuco

Rua Lélio Silva, 380-552

Dia 24/11/2025, às 09h30 e 16h


Escola Estadual Joaquim Nabuco

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rua Lélio Silva, 380-552 

Dia 25/11/2015, às 09h30 e 16h


Ginásio do Exército Brasileiro - Clevelândia do Norte

Rua da Igreja, 168 - Clevelândia do Norte

Dia 26/11/2025, às  09h30 e 16h


Escola Municipal Onedia Paes Bentes (Anexo)

Rodovia BR 156 KM 3 - Oiapoque/AP


Aldeia do Manga

Rodovia BR 156, km 07 – Oiapoque/AP

Dia 28/11/2025, às 16h

Publicidade

Veja fotos

Guardiões do Bairro chega ao Amapá com teatro infantil sobre consciência ambiental e combate à dengue

CEU Capão Redondo

CEU Capão Redondo



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos