CSA amplia captação e moderniza sistema de tratamento para garantir mais água e segurança hídrica a Oiapoque
- Redação
- 03/12/2025
- Água e esgoto
Com novas bombas flutuantes e melhorias estruturais, a distribuição de água no município passa a funcionar 24 horas por dia, beneficiando mais de 2 mil moradores.
A Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA, realizou um conjunto de investimentos estruturantes para ampliar a oferta de água tratada e garantir mais segurança hídrica para a população da cidade de Oiapoque, no extremo norte do estado. As melhorias contemplam desde a ampliação da captação até a modernização da Estação de Tratamento de Água, ETA, aumentando de forma significativa o volume distribuído diariamente no município.
Na captação, foram instaladas duas bombas flutuantes que permitiram que o volume distribuído de água, que era de 966 mil litros fosse para mais de 2 milhões de litros de água por dia. Um aumento de 127% na disponibilidade para a população. Também foi realizado reparo na adutora para eliminar vazamentos e reduzir perdas no transporte de água bruta.
Na ETA, a concessionária executou a ampliação da estrutura compacta de tratamento, o que melhorou o desempenho e a eficiência de todo o processo. A estação também recebeu reforma no filtro existente, impermeabilização do reservatório, uma medida essencial para evitar perdas, e reformas civis que reforçam a segurança operacional da unidade.
Para o gerente de operações da CSA, Matheus Reato, estas são melhorias necessárias e que também são executadas em outros municípios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esses investimentos reforçam o compromisso da CSA em expandir o acesso à água tratada e fortalecer a infraestrutura de saneamento básico não só em Oiapoque mas em todo o estado do Amapá, contribuindo diretamente para a saúde pública e o desenvolvimento das cidades”, disse.
Com esse conjunto de ações, a distribuição passou a operar de forma contínua, 24 horas por dia, com pressão constante, garantindo abastecimento regular e sem interrupções, inclusive no período de estiagem.
Comunicação Grupo Equatorial Amapá
