Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem a profissionais da saúde
- Por Everlando Mathias
- 18/12/2025
- Legislativo
A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene para homenagear psicólogos, pela passagem de seu dia, e biomédicos — profissionais da área da saúde que atendem com atenção e dedicação a população amapaense, com foco na valorização da saúde mental. Foram concedidas Moções de Aplauso, Mérito em Saúde e Mérito Empresarial a figuras públicas e instituições parceiras que contribuem, de forma significativa, para a saúde mental, o diagnóstico clínico e o desenvolvimento social do Amapá.
Proposta pelo deputado Jesus Pontes (PDT), a cerimônia, que lotou o plenário Deputado Dalto Martins e as galerias da Casa de Leis, teve como finalidade valorizar os profissionais da psicologia e da biomedicina, que desempenham papel essencial na promoção da saúde mental, nos diagnósticos clínicos e no fortalecimento da sociedade amapaense.
“Agradecer a todo profissional de saúde mental do Estado, que compreende esse universo, é também pensar no futuro do Amapá. Estamos diante de novas empresas que virão certificadas para o Estado. A NR-21, que foi agora instituída pelo Ministério do Trabalho, será implementada a partir do ano que vem, e vamos chamar a atenção para isso, para que empresas e empreendedores do Estado não sejam pegos de surpresa. Muitas vezes, no dia a dia do trabalho, focam em fazer o negócio acontecer e acabam esquecendo esses detalhes”, destacou o deputado Jesus Pontes.
Segundo o parlamentar, a sessão também se insere no contexto do Setembro Amarelo, campanha nacional de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa com a defesa da vida e com a construção de políticas públicas voltadas ao cuidado integral da população.
Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia do Biomédico celebra uma profissão regulamentada no Brasil há 37 anos, que amplia cada vez mais seu leque de atuação, especialmente com o avanço das pesquisas nas áreas de biotecnologia e genética. A biomedicina é uma área da saúde dedicada ao estudo, à pesquisa e à análise de doenças humanas, com foco na identificação de causas, efeitos e aspectos ambientais, visando ao aprimoramento e ao desenvolvimento de tratamentos. O foco profissional do biomédico está no ambiente laboratorial e nas pesquisas.
Durante o evento, foi realizada a entrega da Lei nº 3.375, de 27 de novembro de 2025, que institui o Dia Estadual da Saúde Mental no Estado do Amapá e cria a Semana Estadual da Saúde Pública, a ser comemorada no dia 10 de outubro, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da saúde mental como direito humano fundamental, combater o estigma associado aos transtornos mentais e fomentar ações de prevenção, promoção e cuidado integral à saúde psicossocial.
Também foi entregue a Lei nº 3.256, de 10 de junho de 2025, que institui o Dia Estadual do Biomédico no Amapá, a ser comemorado no dia 20 de novembro. Na data, biomédicos e entidades de classe poderão promover eventos, palestras e campanhas com o objetivo de divulgar a importância da biomedicina para a identificação, classificação e estudo de microrganismos causadores de doenças.
Na mesma sessão, foi entregue a Lei nº 3.385, de 11 de dezembro de 2025, que cria o Dia Estadual do Psicólogo e a Semana Estadual do Psicólogo no Estado, a serem comemorados no dia 27 de agosto.
Os profissionais da psicologia Nazir Rachid Filho, Regina Célia Frota Vieira, Graça Maria Silva de Souza Maximin, Ruimarisa Monteiro Pena Martins e Ana Mira Prazeres foram agraciados com o título de Mérito em Saúde.
Por ocasião do Dia do Psicólogo, quase 40 profissionais receberam Moções de Aplauso. A honraria é dedicada a reconhecer e celebrar a atuação exemplar de psicólogos e psicólogas que, por meio de seu compromisso ético, técnico e humano, contribuem de forma significativa para o fortalecimento da saúde mental no Estado.
A fisioterapeuta Hely Costa Góes, com mais de 25 anos de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) no Amapá, reconhecida pela excelência técnica, ética e pela humanização do cuidado, recebeu o título de Mérito em Saúde. A profissional teve papel pioneiro na política nacional de humanização no Estado, atuou em funções estratégicas na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e possui ampla experiência clínica hospitalar. Atualmente, é consultora técnica parlamentar e mantém prática clínica ativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
