Fotos: Olavo Reis
40 anos da Pastoral da Juventude são festejados em sessão solene na Assembleia Legislativa

40 anos da Pastoral da Juventude são festejados em sessão solene na Assembleia Legislativa




Por Everlando Mathias
19/12/2025 - 15:10:06 - atualizado em 20/12/2025 às 00:23:14

40 anos da Pastoral da Juventude são festejados em sessão solene na Assembleia Legislativa

54993990151_82d9059ed4_c

A Pastoral da Juventude (PJ), da Diocese de Macapá (AP), completará 40 anos de criação, com programação de 29 a 30 de novembro. Os membros da pastoral realizaram uma peregrinação como forma de preparação até a chegada da tão sonhada data. A peregrinação teve como objetivo visitar as paróquias da diocese, em especial aquelas que contam com a presença de grupos de jovens.

Na manhã desta sexta-feira (19/12), o Legislativo estadual amapaense realizou uma sessão solene em alusão à data. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Diogo Sênior (MDB), contou com a participação de jovens de várias paróquias do estado, incluindo das ilhas do estado do Pará, que lotaram as galerias e o Plenário Deputado Dalto Martins da Assembleia Legislativa, acompanhando a missa celebrada pelo padre Flaviano Fonseca. A celebração marcou o início da programação em homenagem às lideranças que construíram e mantêm viva essa trajetória.

54994251279_f37ee73c11_c
“Fazer essa solenidade de homenagem à Pastoral da Juventude pelos 40 anos de muita ação social, de um ativismo fantástico no acolhimento da nossa juventude. Juventude essa que, muitas vezes, está perdida, sem uma direção. E a Pastoral da Juventude dá o quê? Dá um novo sentimento para essas pessoas. A celebração reconhece uma história marcada pela fé, pela profecia e pela esperança da juventude que anuncia o Reino de Deus”, destacou o deputado Diogo Sênior.

A Pastoral da Juventude no Amapá iniciou sua caminhada em 1985, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macapá, consolidando-se como presença ativa na formação integral de jovens comprometidos com a Igreja e com a transformação social, à luz do Evangelho. Inspirada no método ver, julgar e agir, a PJ nasceu das realidades juvenis e se firmou como espaço de protagonismo, espiritualidade e compromisso social ao longo de quatro décadas.

54994251154_d9f7f37b27_c
Em 2025, a coordenação diocesana celebra os 40 anos da Pastoral da Juventude no estado, com o tema: “Nosso jeito de ser PJ: há 40 anos anunciando a profecia”.

“Esse trabalho que a Pastoral da Juventude faz por meio da Igreja Católica tem transbordado não só no estado do Amapá, mas em todo o Brasil. É uma ação muito forte. Para nós, enquanto parlamentares, fazer o nosso melhor é receber bênçãos, bênçãos dos céus, e que essas bênçãos possam alcançar todo o nosso Amapá. É muito importante cuidar dos nossos jovens e valorizá-los, para que permaneçam nesse caminho de acolhimento, fortalecimento da educação, do físico e, principalmente, do mental, porque o espiritual é fundamental”, comentou Diogo Sênior.

54994170448_f4a58a9d73_c
“É com grande alegria e profunda gratidão que participamos desta sessão pelos 40 anos da Pastoral da Juventude, um movimento que tem sido precioso na ação evangelizadora dos nossos jovens. Somos testemunhas de que, graças à generosidade de Deus e ao empenho de tantos jovens, famílias, coordenadores e seguidores, essa pastoral se tornou um sinal vivo da alegria do Evangelho, promotora de comunhão, fé e esperança”, frisou o padre Flaviano Fonseca.

Encerrando a sessão, coordenadores e ex-coordenadores diocesanos, coordenadores e ex-coordenadores paroquiais, além de coordenadores e ex-coordenadores de base, receberam do deputado Diogo Sênior um terço, uma placa e um cartão de agradecimento pelos 40 anos da Pastoral da Juventude.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos