Governo do Amapá promove ação "Bem Viver Parente!" voltada aos povos indígenas
- Roberta Corrêa
- 19/12/2025
- SAÚDE INDÍGENA
Programão em parceria com o Camuf, proporcionou atendimentos médicos, psicológicos e de enfermagem para adultos e crianças.
O Governo do Amapá encerra 2025 com um olhar especial para a saúde indígena. Nesta sexta-feira, 19, a Secretaria Estado da Saúde (Sesa) levou serviços essenciais voltados a esta população. A ação "Bem Viver Parente!" contou com atendimentos médicos, psicológicos e de enfermagem para adultos e crianças.
A iniciativa foi executada pelas coordenações de Saúde Indígena (Coesi), de Saúde Mental (Cesme) em parceria com o Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf), em Macapá. O objetivo foi promover o cuidado integral e ampliar o acesso a serviços essenciais voltados aos indígenas.
Foram disponibilizadas consultas médicas, psicológicas e de enfermagem, além de testes rápidos e atualização da carteira de vacinação. A ação também contou com rodas de conversa, materiais educativos traduzidos na língua indígena, pintura corporal, massoterapia, palestras e um espaço lúdico com recreação e pintura para crianças.

De acordo com a coordenadora de Saúde Indígena da Sesa, Alessandra Macial, a proposta da ação é fortalecer o cuidado respeitando os saberes tradicionais. O "Bem Viver Parente!" nasce do diálogo permanente com os povos indígenas e da escuta das suas necessidades.

"A proposta é garantir um atendimento integral, que respeite a cultura, os saberes tradicionais e as especificidades de cada povo, ao mesmo tempo em que fortalece a prevenção e o cuidado contínuo. Com essa ação, conseguimos aproximar ainda mais os serviços de saúde da comunidade, especialmente da população indígena urbana”, destacou Alessandra.
Entre os participantes, esta a indígena urbana, Creuza Tiriyó, de 48 anos, que visitou o Camuf acompanhada dos filhos e netos para aproveitar os serviços ofertados na saúde.
“É muito importante ter esse atendimento perto da gente, com tudo reunido em um só lugar. A gente se sente acolhida e respeitada, principalmente quando é uma ação pensada especialmente para o nosso povo, que facilita o cuidado com a saúde de toda a família”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como parceiro da iniciativa, o Camuf ampliou os serviços disponibilizados à comunidade, oferecendo atendimento jurídico e ações de valorização da autoestima, como corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas. Para a coordenadora do Centro, Marinalva Lima, a parceria fortalece o alcance social da instituição.

“Quando o Governo do Estado chega com essas ações, o Camuf se coloca à disposição com sua estrutura, profissionais e parceiros voluntários, garantindo um atendimento integrado e humanizado. A primeira vez que aconteceu essa parceria foi em 2023 e desde lá estamos trabalhando”, ressaltou.
A programação também marcou a realização, pela primeira vez, do programa Bem Viver, com foco na saúde mental. Segundo a psicóloga Amanda Santos, a iniciativa reforça a importância do cuidado emocional aliado ao respeito cultural.
“A saúde mental precisa ser trabalhada de forma intercultural, considerando a identidade, a história e os vínculos comunitários dos povos indígenas. Essa ação é um passo importante nesse fortalecimento e estamos apenas começando, vai ter muitos mais para alcançar todas as etnias”, explicou.
