Crédito: Nádia Laúne/Sesa
Réveillon do Amapá conta com reforço do Samu para atendimento de urgência na Fortaleza de São José de Macapá

Réveillon do Amapá conta com reforço do Samu para atendimento de urgência na Fortaleza de São José de Macapá

Atendimento pré-hospitalar é reforçado com ambulâncias e equipes de prontidão para garantir segurança ao público.


Com foco na assistência em saúde, o Governo do Amapá garante atendimento rápido e eficiente durante o maior Réveillon da Amazônia, realizado no anfiteatro da Fortaleza de São José, em Macapá. Para atender possíveis ocorrências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual atua com duas ambulâncias distribuídas em pontos táticos do evento, assegurando agilidade no socorro e suporte imediato à população.

As equipes contam com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor, e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), voltada para atendimentos clínicos, estabilização de pacientes e encaminhamentos à rede hospitalar, quando necessário.

Enfermeiros prontos para o atendimento
Enfermeiros prontos para o atendimento
Foto: Nádia Laúne/Sesa

Durante a segunda noite do maior Ano-Novo da Amazônia, as ambulâncias permaneceram posicionadas em pontos de grande fluxo de pessoas, como o final da Avenida Padre Júlio, nas proximidades da Casa do Artesão e em áreas de maior circulação, garantindo mobilidade e rapidez nas respostas às ocorrências.

Sergio Alburquerque, médico do Samu
Sergio Alburquerque, médico do Samu
Foto: Nádia Laúne/Sesa

“Estar próximo do público faz toda a diferença, porque conseguimos avaliar, orientar e atender a maioria dos casos no próprio evento, assegurando mais conforto e segurança para quem participa da festa”, destacou Sergio Alburquerque, médico do Samu.

Em eventos com grande concentração de público, a maioria das ocorrências atendidas é de baixa complexidade, envolvendo situações como pressão arterial elevada, náuseas e vômitos, geralmente relacionadas a excessos na alimentação ou no consumo de bebidas alcoólicas.

“Quando necessário, o Samu realiza o encaminhamento de forma ágil e integrada com a rede hospitalar estadual, garantindo a continuidade do cuidado e a assistência adequada aos pacientes. Todo o processo é feito com comunicação direta entre as equipes, o que assegura rapidez no atendimento e segurança desde o primeiro contato até a chegada à unidade de saúde”, completou o médico do Samu.

Ambulâncias em postos estratégicos no maior Réveillon da Amazônia
Ambulâncias em postos estratégicos no maior Réveillon da Amazônia
Foto: Nádia Laúne/Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou um esquema especial de serviço pré-hospitalar com pronto atendimento fixo no local, assegurando assistência durante toda a programação. O espaço funciona a partir das 18h até o encerramento das atividades diárias do evento.

Ao todo, 20 profissionais de saúde atuam em escala de plantão, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico. O objetivo é evitar deslocamentos desnecessários para unidades de saúde, além de monitorar e estabilizar pacientes em situações de emergência, oferecendo suporte clínico e psicológico.

Rede hospitalar estadual

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Toda a rede hospitalar estadual está mobilizada para atuar na retaguarda dos atendimentos. No Hospital de Emergência (HE), há revezamento de médicos nos ambulatórios, na porta de entrada para traumas e no atendimento clínico, além do reforço das equipes multiprofissionais, como enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas e pessoal de apoio.

Outras unidades, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte e Zona Sul, o Hospital da Mulher Mãe Luzia, o Pronto Atendimento Infantil (PAI), em Macapá, e o Hospital Estadual de Santana, também estão organizadas para atender possíveis aumentos na demanda durante os dias de festa.

Equipe do Samu da Unidade de Suporte Intermediário (USI)
Equipe do Samu da Unidade de Suporte Intermediário (USI)
Foto: Nádia Laúne/Sesa

O Amapá virou. E você faz parte disso!

O Réveillon 2026 adota o conceito “O Amapá virou. E você faz parte disso”, que simboliza não apenas a chegada de um novo ano, mas a transformação vivenciada pelo estado, evidenciada pela aprovação de 70% da população, conforme a última pesquisa pós-Expofeira. A celebração é promovida pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto Artístico Cultural e Social Cena Livre, com articulação do presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre.

Mais do que uma festa, o evento consolida-se como um importante motor econômico. Ao longo de cinco noites, de 27 a 31 de dezembro, o Réveillon do Amapá integra turismo, cultura e oportunidades de negócios, reunindo mais de 50 atrações locais na Noite Amapaense. A programação inclui ainda os shows da virada com Nattanzinho Lima, Nattan e a Estação Primeira de Mangueira, além de apresentações do Grupo Revelação, Anitta, Chitãozinho & Xororó, Zezé Di Camargo & Luciano, no Encontro dos Amigos, em Macapá. A Noite das Aparelhagens contou com Crocolive, Transamérica, Som Tropical, Mega Gibson, Trepidante, Hippersom, Amazônia Fusion+, Matrix e Mega Pressão 360.

O Réveillon do Amapá 2026 também conta com o patrocínio das empresas 7K, Betano, O Boticário, Cartões Caixa e Elo. A edição deste ano promete repetir o sucesso de 2025. Com visibilidade internacional após a COP30, o estado busca transformar o Réveillon em uma vitrine global, fortalecendo a imagem de um Amapá sustentável, moderno e atrativo para investimentos. No entorno do anfiteatro da Fortaleza de São José, a expectativa é de que mais de 250 empreendedores garantam renda extra por meio dos espaços exclusivos disponibilizados pelo Governo do Estado.

Publicidade



O que achou desta notícia?


Cursos Básicos para Concursos