Polícia Civil realiza operação Protetor dos Biomas em Tartarugalzinho
De 22 a 29 deste mês, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), realiza, no município de Tartarugalzinho, o 3º ciclo da Operação Protetor dos Biomas , com foco no combate a incêndios criminosos e demais delitos ambientais.
As equipes têm visitado diversos pontos de queimadas já georreferenciados, a fim de coibir a prática ilegal de incêndios em áreas de vegetação. Além de causar severa degradação ambiental, essas queimadas resultam na morte de animais silvestres, perda do controle do fogo, poluição atmosférica e prejuízos a produtores rurais que investem no campo e frequentemente sofrem com os danos provocados pelas chamas. Durante as diligências, investigações vêm sendo conduzidas para identificar os responsáveis por tais práticas criminosas.
Paralelamente às ações contra incêndios, a operação também está combatendo a caça ilegal de animais silvestres na região. Durante esta semana, as equipes efetuaram a prisão em flagrante de um indivíduo por caça ilegal e porte ilegal de arma de fofo e lavraram Termos Circunstanciados de Ocorrência contra outros três por caça ilegal, resultando na apreensão de oito quelônios (tracajás) vivos, dois tatus e um jacaré já esquartejado em pedaços.
Os animais resgatados foram encaminhados ao Instituto Quelônios Mario Vaz Brito, localizado no município de Pracuúba, de onde foram reinseridos em seu habitat natural.
A Operação Protetor do Bioma permanece em andamento no município de Tartarugalzinho, reforçando o compromisso das forças de segurança e dos órgãos ambientais na preservação da fauna, flora e na responsabilização criminal daqueles que insistem em degradar o meio ambiente.
Ascom/Polícia Civil